Em um ambiente corporativo, os feedbacks são indispensáveis para que o colaborador ofereça um melhor retorno para a empresa, certo?
Porém, cada colaborador tem um perfil comportamental diferente e a forma como ele irá receber o feedback precisa ser levado em conta. Afinal, o objetivo é prezar pela harmonia e por melhores resultados.
Então, conhecendo o perfil comportamental para quem o gestor irá dar um feedback negativo, fica mais fácil alinhar o tipo de abordagem ideal para cada um.
Comunicadores – Por serem mais informais, a melhor forma de abordá-los é de forma casual. Ao invés de mandar aquele e-mail, chame-os para uma conversa. Um feedback negativo pode deixá-los reflexivos. Então, seja objetivo e explique tudo com clareza.
Analistas – Eles sempre priorizam a qualidade em tudo que entregam, por isso um feedback negativo pode deixá-los abalados. Chegue devagar, pergunte sobre o seu processo para entender a origem do problema. Para eles é importante que o feedback seja pautado em dados.
Executores- Seja o mais objetivo possível. Quando receber o feedback, o executor já irá pensar em alternativas para resolver a situação e oferecer melhores resultados. Como esse perfil é competitivo, a cereja do bolo é deixar um desafio final.
Planejadores – Em primeiro lugar, crie um momento oficial para essa conversa, reservando um horário, uma sala e encaminhando um convite para a reunião. Os planejadores precisam de uma linha de raciocínio, portanto, elabore uma estrutura formal ao dar o feedback.
Por Rafael Sommerfeld