Como conseguir dinheiro para começar a empreender?

Outra dúvida bem comum que empreendedores iniciantes possuem é: de onde tirar dinheiro para empreender?

A verdade é que raramente você precisa de mais do que algumas centenas de reais para isso e, na maioria das vezes, não precisa de nada além de coisas que você já tem.

Na hora de começar, o seu foco deve ser na construção de um MVP, com o mínimo possível de investimento de tempo e dinheiro, para validar a sua ideia e, só então, pensar em investir quantias significativas no seu negócio.

Pense em como criar um produto bom o bastante para que seu público pague por ele o mais rápido possível e consiga dinheiro por meio disso: a venda do seu produto para o seu mercado.

Se essa não for uma possibilidade logo no começo, minhas sugestões de fontes de dinheiro para começar (nessa ordem) seriam:

  1. Alguma economia pessoal (desde que isso não te coloque em risco).
  2. Venda de algum bem pessoal que não esteja usando.
  3. Trabalhos (bicos) temporários ou de meio expediente.
  4. Família e amigos.
  5. Crédito.

Agora, lembre-se: se você precisa investir muito capital para começar a empreender, provavelmente você está fazendo algo errado. Sempre se pergunte: como eu poderia fazer isso gastando menos dinheiro?


Fonte: Chaves Silva, João Vitor. 101 Perguntas e Respostas para o Empreendedor Iniciante: Conceitos, reflexões e recomendações para começar um negócio digital . Edição do Kindle.

Compartilhe nas suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fala com a gente

Aqui você pode tirar suas dúvidas, apresentar sua proposta de parceria, esclarecer pontos, ou buscar mais informações sobre como podemos ajudar seu negócio com nossa atuação – BASTA PREENCHER O FORMULÁRIO.

O Hub de Inovação é uma iniciativa do ecossistema de empreendedorismo do Grupo EPIC.


2022 © Desenvolvido por Agência EPK